A possibilidade de montar e desenvolver aulas práticas dinâmicas, envolventes e interessantes, valendo-se da produção de material didático motivou o desenvolvimento desse trabalho, por professores, alunos e bolsista do projeto. Sendo assim, objetivaram-se com este trabalho promover a dinamização do processo ensino aprendizagem da disciplina Parasitologia Veterinária através da introdução de novas abordagens, aquisição e confecção de material didático, almejando assim contribuir com a melhoria do aprendizado e despertar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo de abordado na helmintologia. O projeto está sendo desenvolvido com montagens de lâminas permanentes de helmintos e confecção de atlas didático parasitológico com registro fotográfico das estruturas parasitárias e desenhos dos parasitas observados pelos alunos; guia de aulas práticas; jogos temáticos e aquisição de modelos anatômicos dos animais domésticos para identificação dos parasitas em seus locais de predileção. Em relação aos resultados obtidos, tanto alunos como professores demonstraram interesse na implantação de aulas práticas dinâmicas, envolventes e interessantes, desenvolvidas visando à aquisição de habilidades consideradas relevantes na formação acadêmica. Vale salientar que ações do projeto ainda estão sendo implantadas juntamente com o novo currículo do curso, mas espera-se que resultem em discentes envolvidos, estimulados e interessados na abordagem da disciplina. Conclui-se que o uso de alternativas e outras ferramentas didáticas para o ensino da Parasitologia Veterinária é importante na introdução de novas abordagens metodológicas, alinhadas a um novo tempo, onde procedimentos a exemplo da experimentação com animais vivos para demonstração da localização de parasitos “in loco” encontram-se cada vez mais em desuso, sendo importante a condução de aulas práticas sem causar dor ou sofrimento aos animais, seguindo assim os princípios éticos da experimentação animal.
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