ANALISE HISTOPATOLÓGICA E MORFOMÉTRICA DA INFLAMAÇÃO NA PELE DE CÃES NATURALMENTE INFECTADOS COM LEISHMANIA CHAGASI.
Autor(es): Ana Carolina Guimarães Faleiros, Thaise Carla Borges, Izabelle de Freitas Nunes Cury, Paula Tatiana Mutao Ferreira, Luiz Eduardo Ramirez Giraldo, Edelberto Santos Dias
ANALISE HISTOPATOLóGICA E MORFOMéTRICA DA INFLAMAçãO NA PELE DE CãES NATURALMENTE INFECTADOS COM LEISHMANIA CHAGASI.
» Área de pesquisa: PROTOZOOLOGIA
» Instituição: Universidade Federal do Triangulo Mineiro
» Agência de fomento e patrocinadores: Curso de Pos-graduação em Medicina Tropical e Infectologia, Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ, FAPEMIG, CAPES, CNPq.
A Leishmaniose Visceral é uma das mais importantes zoonoses emergentes de origem parasitária, sendo considerada a segunda maior enfermidade no mundo causada por protozoário. O objetivo foi caracterizar as alterações histopatológicas e morfométricas da pele de orelha de cães infectados com Leishmania chagasi. Para isso, utilizamos fragmentos de pele de orelha de 44 cães infectados com L. chagasi de Belo Horizonte, fornecidos pelo Centro de Pesquisas René Rachou/FIOCRUZ, e foram separados em dois grupos: assintomáticos e sintomáticos. Os fragmentos foram processados e as lâminas foram coradas com Hematoxilina e Eosina e a morfometria foi feita no programa ImageJ através do método de contagem de pontos e expressos em porcentagem de células inflamatórias por campo analisado. Foram sintomáticos 27 cães e os assintomáticos 17 cães. Sendo 27 machos e 17 fêmeas. A sintomatologia mais frequente foi a onicogrifose, linfadenopatia e a dermatite. Infiltrado inflamatório foi formado principalmente por células mononucleares: macrófagos, linfócitos e plasmócitos. O grupo sintomático apresenta infiltrado inflamatório significativamente maior com mediana de 12,780% (2,30 – 53,80), assim como o grupo com dermatite de orelha com mediana de 18,763% (6,606 – 53,804). Portanto, concluímos que, os cães sintomáticos constituem maioria e estão relacionados com a presença de maior infiltrado inflamatório, bem como aqueles que apresentam como sintomatologia a dermatite de orelha.