ANAIS 2014
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE LARVAS DE ANGIOSTRONGYLUS VASORUM POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA.
Autor(es): Mariana Hayashi Garcia, Alaôr Reis Filho, Luciano José Pereira, Thales Augusto Barçante, Ana Paula Peconick, Aytube Coaglio Silva Lucas, Walter dos Santos Lima, Joziana Muniz de Paiva Barçante

IDENTIFICAçãO DE CARACTERíSTICAS MORFOLóGICAS DE LARVAS DE ANGIOSTRONGYLUS VASORUM POR MICROSCOPIA ELETRôNICA DE VARREDURA.
» Área de pesquisa: HELMINTOLOGIA
» Instituição: Universidade Federal de São Paulo
» Agência de fomento e patrocinadores: FAPEMIG
Angiostrongylus vasorum (Baillet, 1866) Kamensky, 1905 é um nematoide parasito de cães domésticos e de carnívoros silvestres que se aloja na artéria pulmonar e em suas ramificações, no ventrículo, no átrio e na aurícula direita. Apesar do conhecimento da participação de gastrópodes como hospedeiros intermediários deste nematoide, muito pouco é sabido sobre a relação parasito-hospedeiro intermediário. No intuito de compreender um pouco mais desta relação, o presente estudo teve por objetivo: descrever os aspectos morfológicos externos das larvas de primeiro (L1), segundo (L2) e terceiro (L3) estádios do parasito por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Para o estudo da morfologia as larvas foram fixadas em Karnovsky e mantidas em refrigeração durante 24 horas, e, em seguida, imersas em tampão de cacodilato 0,05 M e finalmente tetróxido de ósmio a 1% por 1 hora. As etapas seguintes foram desidratação em uma série crescente de acetona, secagem ao ponto crítico com CO2, montagem dos stubs revestidos com camada de ouro, e as análises em microscópio eletrônico de varredura. Por meio do MEV, foram possíveis a identificação de dois caracteres morfológicos externos de importância taxonômica: a ala lateral e a cutícula externa estriada. Considerando a importância da morfologia para a taxonomia, há a necessidade de prosseguir os estudos dos estádios evolutivos deste parasito.