ANAIS 2014
DETECÇÃO DE ANTICORPOS IGG ANTI- NEOSPORA CANINUM EM VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
Autor(es): José Givanildo da Silva, Renata Pimentel Bandeira de Melo, Neurisvan Ramos Guerra, Pedro Paulo Feitosa de Albuquerque, Leucio Câmara Alves, Rinaldo Aparecido Mota

DETECçãO DE ANTICORPOS IGG ANTI- NEOSPORA CANINUM EM VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
» Área de pesquisa: PROTOZOOLOGIA
» Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
» Agência de fomento e patrocinadores: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
A Neosporose é uma enfermidade causada pelo Neospora caninum, considerada uma importante causa de prejuízos econômicos e sanitários em bovinos. Objetivou-se detectar a presença de anticorpos IgG anti-Neospora caninum em vacas de aptidão leiteira criadas no Estado de Pernambuco. Foram obtidas amostras de soro sanguíneo de 533 vacas de propriedades leiteiras provenientes de 13 Municípios do Estado de Pernambuco. Para a pesquisa de anticorpos IgG anti-N. caninum foi utilizada a Reação de imunoflorescência Indireta (RIFI), adotando-se ponto de corte de 200, sendo utilizando anticorpos anti-IgG-bovine (Sigma®) conjugado ao isotiocianato de fluoresceína; como antígenos para sensibilização das lâminas foram utilizados taquizoítos da cepa NC1 de N. caninum mantidos em cultivo de células Marc-145 e soros controles padrão positivos e negativos. Na RIFI, 6,4% (34/533) das amostras apresentaram anticorpos IgG anti-N. caninum e os títulos de anticorpos variaram entre 200 e 3200. Os animais positivos possuíam, em média, três anos de idade e 5,2 partos. Apenas três municípios não possuíam animais positivos, todos os demais apresentaram pelo menos um animal soro reagente. Os resultados obtidos confirmam a presença do Neospora caninum em diferentes regiões do Estado de Pernambuco, o que ressalta a importância de pesquisas sobre os impactos reprodutivos e econômicos nos rebanhos analisados.