ANAIS 2014
FOLHAS DE MANGIFERA INDICA L. NO CONTROLE DE HAEMONCHUS CONTORTUS DE OVINOS
Autor(es): Iara Maria França Reis, Eduardo Robson Duarte, Leydiana Duarte Fonseca, Adriano Vinicius de Paiva Ferreira, Marco Aurélio Morais Costa Soares Costa, Matheus Xavier Costa

FOLHAS DE MANGIFERA INDICA L. NO CONTROLE DE HAEMONCHUS CONTORTUS DE OVINOS
» Área de pesquisa: HELMINTOLOGIA
» Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
» Agência de fomento e patrocinadores:
Espécies vegetais que contêm compostos bioativos como taninos condensados representam alternativa promissora para o controle da verminose. A Mangifera indica é reportada como possuidora de diversas propriedades terapêuticas. Objetivou-se avaliar a eficácia anti-helmíntica in vitro da folha desidratada de manga Ubá no controle de Haemonchus contortus. No teste in vitro foram realizadas coproculturas quantitativas em concentrações de 33,3mg a 166,7mg do pó da folha por coprocultura e teste de inibição da eclodibilidade nas concentrações de 3,75 mg a 30mg de extrato aquoso. Na coprocultura após 72 horas de incubação a concentração de 166,7 mg.g-1 de coprocultura apresentou eficácia de 98% e para sete dias todas as concentrações testadas não diferiram estatisticamente do controle com ivermectina. A concentração letal 90 para inibição da eclodibilidade foi 103 mg.ml-1, e para inibição do desenvolvimento larval foi de 198 mg.g-1. Os teores de tanino condensado foram de 3,79±0,01% e 0,01±0,01% no extrato aquoso e nas folhas moídas, respectivamente. A atividade anti-helmíntica desse vegetal pode estar relacionada à ação dos taninos, e sinergismo entre os compostos, o que deve ser avaliado em futuras pesquisas.
Palavras chave: Ovinos. Anti-helmínticos. Haemonchus contortus. Fitoterápico. Nematoide. Tanino condensado. Mangifera indica.