OS EFEITOS CITOTÓXICOS DA SALIVA DO CARRAPATO AMBLYOMMA PARVUM EM CÉLULAS TUMORAIS DE CAMUNDONGOS
Autor(es): ANA CAROLINA PRADO SOUSA , Maria Marlene Martins, CAROLINA FONSECA OSAVA, BRUNA CRISTINA BORGES, MATIAS PABLO JUAN SZABO, MARCELO JOSE BARBOSA SILVA
OS EFEITOS CITOTÓXICOS DA SALIVA DO CARRAPATO AMBLYOMMA PARVUM EM CÉLULAS TUMORAIS DE CAMUNDONGOS
» Área de pesquisa: ACAROLOGIA
» Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
» Agência de fomento e patrocinadores: Agradecimentos à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
Carrapatos são animais hematófagos, e para exercer essa função, o mesmo dispõe de várias moléculas bioativas presentes em sua saliva. Moléculas inibidoras da coagulação, originadas de ectoparasitas hematófagos, tais como os inibidores da saliva de carrapatos Ixolaris e Amblyomin-X, têm sido estudadas em linhas tumorais. Neste trabalho, nós descrevemos pela primeira vez, a ação citotóxica da saliva do carrapato Amblyomma parvum em uma linha celular de câncer de mama de camundongos, as células de Ehrlich. A citotoxicidade da saliva foi analisada por meio da observação da coloração da placa de 96 poços após tratamento com saliva pura e ensaio de MTT, que se trata de um ensaio de viabilidade celular. Os nossos resultados mostraram que a saliva pura de A. parvum exerce profundos efeitos citotóxicos nessa linhagem de células tumorais. Os eventos como degradação e dano ao DNA, indução e ocorrência de necrose e apoptose necessitam de estudos para que se possa identificar com precisão como a saliva induz a morte das células cancerígenas. A saliva pura do A. parvum destaca-se como um candidato indução da morte de células, com várias moléculas e substâncias passíveis de serem utilizadas nessa terapia anticancerígena.