ANAIS 2014
INFESTAÇÃO POR CARRAPATOS EM SUÍNOS DOMÉSTICOS EM DIFERENTES SISTEMAS DE CRIAÇÃO
Autor(es): CAROLINA FONSECA OSAVA, VANESSA NASCIMENTO RAMOS, ALESSANDRA CASTRO RODRIGUES, HUGO VILELA DOS REIS NETO, MARIA MARLENE MARTINS, MATIAS PABLO JUAN SZABÓ

INFESTAçãO POR CARRAPATOS EM SUíNOS DOMéSTICOS EM DIFERENTES SISTEMAS DE CRIAçãO
» Área de pesquisa: ACAROLOGIA
» Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
» Agência de fomento e patrocinadores: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (FAPEMIG)
A infestação por carrapatos em suínos domésticos (Sus scrofa) no Brasil tem sido restrita a registros esporádicos. Entretanto, experimentalmente, esses animais alimentam adequadamente o carrapato Amblyomma cajennense sensu lato. Similarmente, a forma feral de Sus scrofa apresenta elevada infestação pelo mesmo carrapato em ambiente natural. Considerando a importância desse e de outros carrapatos como vetores de doenças a humanos e animais, e a relevância da suinocultura na economia brasileira, este trabalho avaliou a infestação por carrapatos em diferentes sistemas de criação de suínos. Suínos domésticos foram inspecionados para coleta de carrapatos em uma granja tecnificada (GT) no município de Uberlândia-MG (10 suínos), dois Sistemas Intensivos de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL) em Uberaba-MG (16 suínos), uma criação extensiva não tecnificada (CE), em Araguapaz-GO (09 suínos) e outra em Chapada Gaúcha-MG (04 suínos). Carrapatos ingurgitados foram acompanhados em laboratório para verificação de ecdise ou oviposição. Foram calculadas intensidade média (IM=número de carrapatos/número de hospedeiros infestados) e prevalência (P=número de infestados/número de inspecionados x 100) de cada local. Em um SISCAL, obteve-se 104 ninfas e uma fêmea de Amblyomma cajennense s.l. (IM=26,25; P=50%). Todas as ninfas estavam ingurgitadas e 72% sofreram ecdise. Na CE (Araguapaz) foram coletados 11 fêmeas e quatro machos de Amblyomma cajennense s.l. e um macho de Amblyomma parvum (IM=4,00; P=44%). Das fêmeas, cinco estavam ingurgitadas e cinco semi-ingurgitadas, das quais cinco ovipuseram em laboratório. A infestação por carrapatos só ocorreu em suínos de uma das propriedades tanto de SISCAL quanto de criação extensiva. Nesses locais, porém, a infestação foi regular e os carrapatos ingurgitados conseguiram sofrer ecdise e ovipor, demonstrando que os suínos foram hospedeiros adequados. Tais resultados sugerem que suínos domésticos são suscetíveis à infestação natural pelas espécies encontradas e que essa relação parasita-hospedeiro pode ser mais comum do que se tem relatado até o momento.