ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS E HISTOPATOLÓGICAS EM RATTUS NORVEGICUS (WISTAR), EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS POR ANGIOSTRONGYLUS CANTONENSIS (CHEN, 1935)
Autor(es): Juberlan Silva Garcia , Tatiane Cristina dos Santos Bonfim , Arnaldo Maldonado Junior , Victor Menezes Tunholi , Vinícius Menezes Tunholi-Alves , Esther Maria Mota, Raquel de Oliveira Simões , André Campos Santana , Cleber Hooper , Jairo Pinheiro, Marcio Neves Bóia
ALTERAçõES HEMATOLóGICAS E HISTOPATOLóGICAS EM RATTUS NORVEGICUS (WISTAR), EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS POR ANGIOSTRONGYLUS CANTONENSIS (CHEN, 1935)
» Área de pesquisa: HELMINTOLOGIA
» Instituição: FIOCRUZ-RJ
» Agência de fomento e patrocinadores: CNPq, FAPERJ
A Meningite eosinofílica causada por Angiostrongylus cantonensis é uma zoonose endêmica no Sudeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. É considerada uma doença emergente, pois vem se expandindo tanto geograficamente como também em termos de variabilidade de hospedeiros. Na América do Sul, os primeiros casos foram registrados no Brasil, devido à ingestão de moluscos infectados (Achatina fulica). Neste estudo, 70 fêmeas adultas de Rattus norvegicus (Wistar) foram utilizadas onde sessenta animais foram infectados individualmente através de uma sonda orogástrica com 100 larvas L3 de A. cantonensis e 10 animais não infectados formaram o grupo controle, com o objetivo de avaliar a hematologia, gasometria, os marcadores cardíacos e as alterações histopatológicas provocadas pelo parasito. Os resultados obtidos demonstram que a infecção causada por A. cantonensis em R. norvegicus promoveu mudanças hematológicas significativas que se manifestaram principalmente sob a forma de anemia, trombocitopenia e eosinofilia. Além disso, as alterações histopatológicas no parênquima pulmonar dos roedores revelaram a ocorrência de áreas de necrose e extensa fibrose estando diretamente relacionada com o desenvolvimento de hipóxia celular e alterações nos marcadores cardíacos. Este estudo pode contribuir para uma melhor compreensão da relação entre A. cantonensis e R. norvegicus.